PBQP-H uma estratégia para melhores resultados organizacionais
O cenário atual do setor da Construção Civil ainda é o de desperdícios em recursos por ele aplicados na realização de suas obras, apesar de todos os esforços desenvolvidos.
Buscar continuamente melhores resultados para a organização e partes interessadas é um objetivo comum a todas as empresas do setor, independente do tamanho, do tipo e do produto fornecido ao mercado, como alcançá-lo, em um mercado altamente competitivo, cabe a cada empresa determinar.
O Referencial Normativo do SiAC do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat – PBQP-H, tem em seus requisitos, não somente uma obrigação expressa pela palavra “deve”, mas sim, um conjunto de práticas que se interagem, construindo uma estratégia denominada de Sistema de Gestão da Qualidade, que, quando totalmente implementada e mantida, é capaz de conduzir a organização na consecução de seus objetivos organizacionais.
Muitas são as empresas do setor de serviços e obras da Construção Civil que aderiram ao SiAC/PBQP-H, e que seus Sistemas de Gestão da Qualidade estão hoje certificados no Nível “A”, nível máximo de certificação, após a condução de auditorias de 3º parte por Organismos de Avaliação da Conformidade credenciados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial- INMETRO.
Desta forma, desenvolve-se um novo cenário fundamentado em um Programa que tem como objetivo melhorar a qualidade e a produtividade de toda a Indústria de Construção Civil brasileira por meio de um sistema de gestão da qualidade capaz de contribuir para a melhoria da eficiência técnica e econômica e eficácia de uma empresa construtora.
Internalizar esse novo “CONHECIMENTO” tem sido sem dúvida um grande desafio para os colaboradores de empresas construtoras. Demanda-se tempo e muita firmeza de propósitos pela direção da empresa. Melhores resultados virão a medida que as boas práticas expressas nos requisitos do Referencial Normativo do SiAC forem implementadas e mantidas pelas pessoas da organização.
Agora e sempre, de forma continuada e atendendo às necessidades organizacionais, cabe à organização planejar de forma customizada o seu SGQ, prática que contribui para a competitividade e perenidade da empresa em um mercado de constantes mudanças.
Enfim, obter lucros, não somente os relativos aos resultados econômicos e financeiros da organização, mas também os decorrentes de ganhos relativos a clientes e mercados, pessoas, sociedade, processos gerenciais e fornecedores, é o verdadeiro objetivo da estratégia documentada no Referencial Normativo no SiAC/PBQP-H, denominada de Sistema de Gestão da Qualidade.
Eng.º Civil MSc Walter Vasconcelos
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