Qualidade da Produção Encol – Minha escola para a vida profissional
Encol, de 1988 à 1996, minha escola para a vida profissional.
A Encol foi radical pra sua época, tão radical , que ainda hoje, a construtora que utiliza aquilo por ela desenvolvido faz jus à alcunha de inovadora.
Uma indústria conservadora, avessa à mudança, que pouco troca informação, contou com a derrocada do colosso para que absorvesse um tanto do conhecimento gerado pela empresa. Isto porque um sem número de engenheiros transformaram-se em consultores de suas especialidades , outros criaram suas próprias empresas , ou assumiram postos de gerência nas que já existiam e tinham interesse em assumir o espaço deixado pela Encol.
O movimento acima citado demonstra que a cultura de qualidade e inovação de fato permeava os processos da empresa e era assimilado por todo o corpo técnico e não apenas por grupo restrito.
O fechamento das portas da Encol coincidiu com o início de disseminação do PBQPH e ISO nas empresas do setor e muito do de melhor que dispúnhamos de bibliografia para estudo era redigido com base nos cadernos de obras e projetos da empresa.
Trabalhei na Encol, e foram os melhores anos de aprendizado. Muita tecnologia empregada na obra, para a época era coisa de primeiro mundo. Muitos não acompanhavam. Parabéns pelo artigo.